Jul
27

LEE – LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTRÓNICA

Author Vivernotagus    Category Cursos, EE     Tags

Para ti que és estudante e interessado em electrónica este é o curso ideal. Apresenta forte componente interdisciplinar, está orientado para estimular as tuas capacidades criativas e desenvolver competências na concretização de sistemas electrónicos que, hoje em dia, são usados em todas as áreas da engenharia. Beneficia de experiências pedagógicas inovadoras como por exemplo SUBA.

 Só a título de curiosidade, ficas a saber que a criatividade dos alunos da LEE já conseguiu brilhantes posicionamentos em concursos como o Innovpoint 2006, onde foram congratulados com o 2º prémio e duas das três menções honrosas.

 Também te deve interessar o que vais aprender aqui, certo? Pois bem, daqui vais sair com um espectro largo de conhecimentos e capacidades centrado:

  • Nas tecnologias mais avançadas dos componentes
  • Equipamentos e sistemas electrónicos modernos

Que visem aplicações na área da comunicação, controlo, informática, energia, entre outras.

 Este é um curso que se pode gabar de ter uma vertente bastante prática, ao invés no cliché que no primeiro ano só aprendes teoria, aqui queremos que trabalhes em projectos aliciantes logo no 1º ano 1º semestre. È obvio que como ninguém nasce ensinado, terás acompanhamento por parte do professor e serás supervisionado no manuseamento dos componentes e ligações (não é engraçado rebentar componentes, mas de certeza o que farás :p). Para além disso, vais descobrir que ajuda está à distância de uma pergunta a um aluno mais velho, irás estudar num ambiente agradável de entreajuda, numa tentativa de aprender mais.

 Perspectivas futuras:

A excelente formação adquirida na LEE dá-te acesso a inúmeras saídas profissionais quer estas sejam baseadas em sistemas de hardware ou software, nos serviços ou na indústria, nomeadamente:

  • Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Automação Industrial.
  • Actividades de integração, configuração, programação e ensaio dos sistemas electrónicos existentes em qualquer instalação fabril.
  • Actividades de projecto, preparação, fabrico e ensaio de pequenos módulos requeridos por equipamentos e sistemas electrónicos complexos.
  • Estudos na área da engenharia electrónica 

No mestrado terás acesso a projectos muito interessantes e semelhantes ao que se faz lá fora, no mundo de trabalho. Ser-te-á exigido que saibas trabalhar tanto em equipa como individualmente. Em termos de cadeiras terás opções de escolher aquelas que mais te agradam. Daqui podes sair para desempenhar qualquer umas destas funções, seja em Portugal ou no estrangeiro:

  • Projectar, preparar, fabricar, ensaiar e manter em funcionamento equipamentos e sistemas electrónicos usando tecnologias avançadas e usadas no mercado;
  • Seleccionar, instalar, programar e manter equipamentos electrónicos incluindo módulos específicos para integração em sistemas mais complexos;
  • Conceber, instalar, configurar, programar e manter sistemas completos, com utilização de equipamento heterogéneo disponível comercialmente e módulos concebidos especificamente para integração nos sistemas.
  • Projectar sistemas digitais e analógicos, incluindo equipamento para rádio-frequência;
  • Utilizar a tecnologia e processos de fabrico mais apropriados para os materiais e componentes envolvidos;
  • Optimizar a fiabilidade e a qualidade de equipamentos e sistemas;
  • Interagir com profissionais de outras áreas com vista à produção industrial, no contexto de empresas industriais de perfil variado;
  • Efectuar a selecção, instalação, configuração, programação e manutenção dos equipamentos e sistemas de suporte em instalações industriais;
  • Produzir documentação técnica e comunicar, quer com outros elementos das equipas de trabalho, quer com clientes, fornecedores e a sociedade em geral, numa ou em várias línguas e modos de expressão;
  • Actuar eficazmente mas com a preocupação de estabelecer soluções sujeitas a constrangimentos de natureza económica, social, ética e ambiental numa perspectiva de desenvolvimento sustentável do mundo moderno;
  • Desenvolver investigação avançada na área da engenharia electrónica;
  • Desenvolver investigação fundamental e aplicada nas novas tecnologias; 

Acima de tudo saís daqui preparado para te adaptares às mudanças tecnológicas e às alterações do tipo de actividade ao longo da vida profissional.

Comments are closed.

Subscribe

Categorias

Videos mais vistos